segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halloween


Dizer que o Dia das Bruxas, comemorado no dia 31 de outubro, é apenas uma assimilação do Halloween norte-americano não seria uma verdade absoluta, pois a origem desta tradição remonta ao passado e povos distantes: os celtas e druidas.

Os Celtas
Os celtas comemoravam essa data no festival de Samhaim, no século V a.C. para agradecer as boas colheitas e porque acreditavam que nesse dia, que marcava o início do ano céltico, os espíritos desencarnados de todos aqueles que morreram no decorrer do ano, voltavam na busca de corpos de pessoas vivas nas quais eles habitariam durante o ano que se iniciava. Acreditava-se que era a única esperança de vida após a morte. Naturalmente, os que estavam vivos não queriam ser possuídos pelos espíritos dos mortos. Então, na noite de 31 de outubro, os habitantes dos vilarejos apagavam os fogos em suas casas, para torná-las frias e indesejáveis. Eles então se vestiam com roupas fantasmagóricas e realizavam desfiles barulhentos pela vizinhança, sendo tão destrutivos quanto possível, de maneira a assustar e amedrontar os espíritos que estavam a procura de corpos.

Os Druidas
Os druidas, antigos sacerdotes de Gália e da Bretanha, também colaboraram para o Halloween se tornar uma comemoração tradicional. O ano novo druida começava em 1º de novembro. Na noite anterior, eles acendiam uma grande fogueira no topo das colinas e pintavam o corpo para observar as chamas e contar suas experiências para celebrar o final do verão e da sua fertilidade. A fogueira também era acesa porque eles achavam que suas chamas poderiam ajudar o Sol durante o inverno.

O cristianismo e a festa pagã
Quando o cristianismo substituiu as religiões pagãs, as igrejas aproveitaram o dia 31 de outubro para homenagear todos os santos. Já a noite anterior foi utilizada como dia oficial para se opor aos fantasmas. A partir do século XVIII e XIX, a véspera do dia de Todos os Santos se transformou em alguns países num dia festivo, celebrado com trajes de fantasia, lanterna e jogos.

5 comentários:

Mariana Portella disse...

pena q aqui nao temos esse costumee!!

tá rolando soteio , participa??

http://brincandodesemaquiar.blogspot.com/2011/10/1-sorteiooooo-iron-cosmetics.html

1 de novembro de 2011 às 13:57
Unknown disse...

Olá querida, obrigada pelo comentário viu? Estou te seguindo se quiser me seguir vou ficar feliz ^^
Adorei a matéria esse ano aproveitei bastante o halloween. Eu já sabia que ele surgiu na região do México e não nos EUA propriamente dito, como todo mundo fala por aqui hehe!
Mas não sabia dessas tradições e faz bastante sentido como vc contou no post, eles se fantasiarem para não deixar os espíritos possui-los ou até mesmo se "camuflar" entre eles!

Muito legal o blog, o post anterior tbm muito fofo, da menina barbie que lindaa ela :)

Um grande beijo, boa terça feira e tudo de bom!

http://mandycharlotte.blogspot.com

1 de novembro de 2011 às 14:51
Renata Filgueira disse...

Oi Angelica, legal o post explicando a origem do Haloween e tudo mais. Realmente bem legal saber de tudo isso. Gostaria de lhe convidar à conhecer o meu blog:

http://gavetademaquiagem.blogspot.com

Beijão

1 de novembro de 2011 às 18:08
Unknown disse...

Oi Angelica :D
Obrigada pelo comentário viu^^
A eu também queria toodos os batons mas como é 5 reais cada um nós iriamos ficar fálidaas! :(
Bem que a Vult poderia aceitar a parceria e mandar esses batons pra mim sortear pra vcs né?
Ahh quem dera :)

Um beijo querida!
Tudo de bom pra vc sempre, fica com Deus, e muitas alegrias por ai tá :)

Bom feriado!
http://mandycharlotte.blogspot.com/

2 de novembro de 2011 às 01:33
Camila Souza disse...

legal saber mais um pouco
bj
http://thecamilamorena.blogspot.com

7 de novembro de 2011 às 07:09